top of page

VAMOS FALAR SOBRE...

 

XAMPU

Cada cabelo traz consigo um histórico particular que leva em conta fatores genéticos e alimentares, hábitos, entre outras coisas que resultam no tipo de cabelo.

Sendo assim, cada cabelo responde de forma diferente às diversas possibilidades de produtos capilares.


Por isso é importante respeitar o tempo de adaptação do cabelo ao objetivo que se busca em um determinado produto.


Todos os xampus exercem a função de limpeza e por isso devem conter um agente limpador na sua fórmula, São os chamados tensoativos ou surfactantes.


A maioria dos xampus industriais disponíveis no mercado possuem tensoativos sintéticos que são muito agressivos, podem causar alergias, ressecar os fios, estimular maior produção de sebo no couro cabeludo (deixando oleoso), além de contribuir para condições como caspa e dermatites. Algumas fórmulas podem ainda deixar resíduos de difícil remoção, como silicones e ceras sintéticas.

 

O mais conhecido e utilizado é o Lauril Sulfato de Sódio, considerado agressivo e com potencial alergênico, porém é a escolha da industria por ser barato.

 

Existem três categorias de tensoativos (agentes de limpeza) em xampus: 


- Tensoativos Naturais: o velho conhecido sabão. Na caso dos xampus artesanais em barra, elaborados através dos processos a frio ou a quente, em que acontece a saponificação.


- Tensoativos derivados a partir de fontes naturais por extração: são amplamente aceitos na cosmética natural e biológica.


- Tensoativos sintéticos: tensoativos elaborados em laboratórios.

37713906_10216967277038353_8935170870775

XAMPU EM BARRA

41926145_237283070287503_157346109279594

xampu sólido

Na proposta da cosmética natural, uma das opções é o xampu saponificado (barra ou líquido), que são submetidos a essa reação química através de um ou mais tipos de gorduras e um agente alcalino, no caso dos xampus em barra, o hidróxido de sódio. O resultado disso é sabão e a glicerina, um produto com o ph alcalino (acima de 7).

 
O que diferencia um simples sabão de limpeza ou um sabonete comum industrializado a um xampu ou mesmo um sabonete artesanal é o tipo de gordura, teor de ácidos graxos específicos e uma formulação rica em aditivos que resultaram em um produto de qualidade superior. 


É como na hora de temperar uma salada, você pode escolher entre o óleo de soja refinado, ou o azeite de oliva extra virgem. É uma das coisas que diferencia a cosmética industrial da artesanal. 

Outra opção para quem busca produtos naturais é o xampu sólido, elaborado com tensoativo derivado do côco (isetionato de sódio), permite uma grande leque de aditivos a serem incrementados na fórmula para enriquecerem as características do xampu, indo além da ação de limpeza do tensoativo, como hidratação e tratamentos específicos de cada cabelo.


(Óleos e manteigas vegetais, ervas, raízes, flores, algas, minerais, vitaminas, proteínas e todo tipo de aditivos naturais para melhorar a saúde do couro cabeludo e a aparência dos fios.)


Uma das grandes vantagens do xampu sólido é o seu poder de rendimento. Uma pastilha de 50 gramas pode render em média de 4 a 5 meses, dependendo do comprimento do cabelo e rotina de limpeza. O que seria em torno de 80 lavagens. Além disso, juntamente com a opção em barra (saponificado) elimina a necessidade de embalagem plástica, evitando lixo e é completamente biodegradável.


Gostou?


Eu também.

bottom of page