ÓLEO DE PRACAXI

* A árvore de pracaxi é uma leguminosa, nativa da Amazônia, que atinge até 35 metros de altura, produz flores de até 20 ceNTímetros e frutos em forma de vagem de até 25 centímetros. Dentro dessa vagem armazenam-se de 4 a 8 sementes de onde extrai-se o óleo vegetal.
São necessários aproximadamente 3,5 quilos dessas sementes para obtenção de 1 litro de óleo.
Com alto teor de ácido behênico (até 25%) e ácido oléico, este óleo possui propriedades altamente hidratantes, cicatrizantes e antioxidantes.
Nos cabelos, produz excelente efeito amaciante e condicionante.
Estudos confirmam que frações isoladas do óleo de pracaxi constituem compostos bioativos com atividade anti-hemorrágica, confirmando o uso por parte dos povos ribeirinhos da Amazônia em sangramentos, tratamentos de feridas e cicatrização de cortes pós-operatórios de pequenas cirurgias.
É assim, um poderoso renovador celular, que tem sido empregado na Amazônia em queimaduras e após cesarianas, visando evitar a formação de queloides e manchas (também age na suavização de manchas escuras causadas por alterações hormonais que ocorrem com frequência durante o período de gravidez). É utilizado na medicina popular contra erisipela, dermatites e psoríase.
NO CABELO
- Sedosidade
- promove brilho
- evita pontas duplas
- HIDRATA
- controla o volume
- facilita o penteado
- Silicone natural
PARA A PELE
- maciez
- proteção
- cicatrizante
- combate manchas
- quelóides
- rugas
- linhas de expressão
- DERMATITES E psoríase E OUTRAS CONDIÇÕES DERMATOLÓGICAS
Fonte: Oleosessenciais.org
